quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Serviço de Capelania ganha espaço próprio
O serviço de Capelania do Hospital Municipal Dr. Mário Gatti ganhou um espaço exclusivo para atender com privacidade familiares de pacientes e os próprios funcionários do hospital. A nova sala da Capelania foi construída no andar térreo do prédio administrativo e funcionará, inicialmente, com hora marcada.
O espaço é uma complementação ao serviço de Capelania implantado há cerca de 15 anos, com o objetivo de realizar visitas e atividades de apoio espiritual aos pacientes e familiares. “Com a nova sala, a Capelania terá condições de dar um atendimento especial, individualizado”, explica Andrelina Pacagnella, da Unidade de Apoio e Desenvolvimento de Pessoal e representante da instituição no conselho de Capelania.
De acordo com Andrelina, neste primeiro momento o atendimento será feito com hora marcada até se estabelecer uma rotina de demanda. O hospital dispõe também de uma capela no primeiro andar do prédio de internação com capacidade para receber 25 pessoas sentadas.
Diariamente os pacientes são visitados por uma capelão e uma equipe de voluntários que varia de 8 a 12 pessoas. O trabalho se inicia às 12h30, na Capela, onde é feito um momento de oração para as equipes de trabalho do hospital, aos projetos e necessidades apresentadas pelos profissionais, aos familiares e pacientes que podem caminhar e participar da capela. Em seguida, entre 13h e 15h, a equipe visita os pacientes nos leitos, onde leva uma palavra de encorajamento e amor.
Além disso, o trabalho é estendido às famílias, através de visitas domiciliares. “No momento da alta são avaliadas as necessidades e possibilidades de apoio, com orientações que possam trazer mais autonomia e conforto”, explica Andrelina.
O serviço de Capelania é dirigido por um conselho cristão que estabelece as diretrizes e normatiza as atividades do projeto no hospital. Elege um coordenador e conta com o acompanhamento da diretoria da Associação dos Voluntários (AVHOMAG) e de um profissional da Unidade de Desenvolvimento Pessoal do Hospital Municipal Dr. Mário Gatti. A coordenadora atual do conselho é a Pastora Marlene.
Serviço:
O agendamento do atendimento aos funcionários pode ser feito pelos ramais 5718 ou 5853, com a Andrelina.

autor: Jorge Luiz Massarolo

Nenhum comentário:

Postar um comentário